O Propósito

    O Intuito desse site e o meu propósito, é bradar as doutrinas enraizadas nas Escrituras (Efésios 4:14), em um mundo que esta envolto em trevas (Efésios 5:11), afogado em sincretismos e heresias fruto de teologias contrarias a Palavra de Deus (1 Corintios 11:19), "doutores" que negligenciam a verdade (2 Pedro 2:1), seitas que obscurecem o entendimento dos simples, em um século que se define por mentiras (2 Corintios 4:4), julgo necessário hastear as Verdades das Escrituras, para que os que estão mergulhados na ignorância venham a Luz, Porque muitos desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2 Timóteo 4:3,4), mas nós retenhamos firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, admoestaremos os que estão conosco e e convenceremos os que hão de ser convencidos (Tito 1:9), pois sabemos que fomos postos para a defesa do Evangelho! (Filipenses 1:17)

    Sendo de natureza corrompida, (Romanos 3:10-18; Salmos 53:3; Salmos 14:3) inclinados e seduzidos pelas nossas concupiscências (Tiago 1:14,15; Eclesiastes 7:20; 2 Crônicas 6:36) todos nós andávamos na satisfação dos desejos, em carnalidades, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Efésios 2:1-3, Romanos 7:8), deleitávamos nas pratica da imundícia, e mergulhávamos nas delicias de nossas iniquidades, éramos blasfemos, opressores, perseguidores, (1 Timóteo 1:13-16; Colossenses 1:21; Efésios 5:8; Tito 3:3) em suma, depravados.

    Mas alcançamos misericórdia (Romanos 5:11), pelo ato inexprimível de bondade do nosso Misericordioso Deus, por um ato inefável de amor incondicional (João 3:16), o Cordeiro foi imolado (João 1:36), na grande viga vertical da cruz foi pendurado (Lucas 24:7), o Ser mais Perfeito do universo, livrou os seres mais corrompidos dos tempos, Aquele o qual tudo se fez e existe para Ele e por Ele (João 1:3,10), se despojou de Si (Filipenses 2:7) por aqueles que a Ele rejeitaram (João 1:5,11).

     Por graça fomos perdoados, não por mérito nosso, (Efésios 2:8) mas unicamente pelo Poder, pela Gloria e Honra ao Verbo de Deus, por graça o véu foi rasgado, para que pudéssemos enxergar a verdade (2 Coríntios 3:16), não por mérito nosso, mas unicamente pelo Poder, pela Gloria e Honra daquele que é a Verdade, o Caminho, e a Vida (João 14:6), foi pela graça que nosso Majestoso Deus e Pai nos concedeu dons pelo Espirito Santo Poderoso (Atos dos Apóstolos 2:16-21), não por mérito nosso mas unicamente pelo Poder, pela Gloria e Honra do Santo, Santo e Santo, Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Portanto agora que fomos perdoados (1 João 2:12), o véu foi tirado (2 Coríntios 3:18) e dons foram dados (Efésios 4:8), perseveramos com paciência a esperança da manifestação da glória de Deus, no retorno do rei no Grande Dia, a Parúsia (Tito 2:13).

     Porém até esse dia seremos provados (1 Pedro 1:7), para testificarmos se somos dignos da vocação em que fomos chamados (2 Tessalonicenses 1:11; Efésios 4:1), mas Deus estará conosco (1 Coríntios 10:13), pois se há necessidade de capacitação, é porque somos incapazes , e é Deus que nos capacita (2 Coríntios 1:21-22), e juntamente se ha necessidade de aperfeiçoamento é porque somos imperfeitos, e portanto é Deus que nos aperfeiçoa (Filipenses 1:6), e porque sabemos que ainda somo imperfeitos? Porque quando o véu é tirado dos nossos olhos, a brilhante luz da verdade clareia a mais obscura escuridão a ponto de revelar as mais densas trevas que habita dentro de nós (Hebreus 4:12; 5:12-14), assim então nos é dito:

 

‘‘Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum;e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.’’

Romanos 7:18-20

Daquela “necessidade” da pratica do pecado estamos libertos (Romanos 6), mas da tentação que nos induz ao pecado ainda estamos sujeitos (Gálatas 5:16-18; Hebreus 12:4).

 

‘‘Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.’’

Tiago 1:12-16

Mas também é dito:

 

‘’E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.’’

Romanos 8:28

E que “bem” é esse?

 

’‘Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape,

 para que a possais suportar.’’

1 Coríntios 10:13

E é unicamente o Senhor que nos livrando de nós mesmos também nos torna apto para fazer toda boa obra segundo a sua vontade, pela sua palavra:

 

’‘E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para

redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.’’

2 Timóteo 3:15-17

Mérito sendo unicamente de Cristo, somos preservados e edificados por Deus, nunca por nós mesmos, por isso só a Ele rendemos glorias e não a nós mesmos, porque se dependesse de nós, que nem sequer “discernimos a mão esquerda da direita” não nos restaria um fio de esperança, senão uma expectação terrível de padecer o resto da eternidade sob a ira de Deus. A Escritura então nos revela que não somente a Perseverança nossa foi do alto concedida, mas também o Crescimento em nós é operado pelo Espirito Santo, pois assim afirma:

’‘Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;’’

Filipenses 1:6

Também é dito:

 

‘’E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme,

 fortifique e estabeleça.’’

1 Pedro 5:10

A nos é exortado então para que andemos no Espirito (Gálatas 5:18; Romanos 8:14), guiados pela Escritura que por Ele foi inspirada, sendo moldados á estatura de varão perfeito (Efésios 4:13-15), não satisfaremos as obras da carne (Romanos 8:13), mas resistiremos pela misericórdia de Deus que nos conserva, guiado assim pelo Espirito, não estamos debaixo da lei, ou seja, não buscando justiça pelas obras da lei, querendo ser justificado por mérito próprio (Gálatas 2:16; Romanos 3:20), ignorando assim a Cristo (Gálatas 5:4), mas com sujeição plena a Deus, confiando no Senhor e na obra expiatória de Jesus Cristo, resistiremos ao diabo, pois nossos pensamentos serão restabelecidos (Tiago 4:7; Provérbios 16:3), e por fim, nessa fé viva, e esperança gloriosa, sendo aperfeiçoados demonstraremos nossa fé em obras (Tiago 2:17-22) de amor uns para com os outros por Jesus Cristo! O qual seja Gloria pela eternidade em eternidade. Amém!

 

‘’Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.’’

Hebreus 13:20,21

Bem vindo a

''Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;''

 

Colossenses 1:9,10

O Propósito
 
 
 

 Biblioteca

 Reformada

Formula uma descrição ordenada, racional e coerente da fé e crenças cristãs. Te ajudam a conhecer as doutrinas da teologia, e as reformas, expondo de um forma sistemática o ensino dos interpretes bíblicos.

Investiga a história das instâncias eclesiásticas existentes no interior do cristianismo, e se estende abarcando também o estudo dos diversos contextos históricos das quais a Igreja esta inserida.

Busca da compreensão do contexto no qual o texto bíblico foi escrito, o 

cenário histórico (os eventos da narrativa, a quem é dirigida e como foi compreendida na época) e linguística (abrangendo o estudo de termos e expressões idiomáticas.)

Um estudo da transmissão do texto grego do novo testamento e do texto hebraico do antigo testamento, a história e significância das versões, e a história e prática da crítica textual.

Apologética é a disciplina teológica que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias, é a defesa argumentativa de que a fé pode ser comprovada pela razão.

 Doutrinas

Ao longo dos séculos a igreja se viu na necessidade de elaborar sistematizações das doutrinas através dos concílios, o Credo é a fórmula de uma fé pessoal e principia com a palavra creio; e a Confissão é organização de um sistema de doutrina cristã baseado somente na Escritura Sagrada.

O Brado da reforma em Sola Fide (somente a fé), Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), e Soli Deo Gloria (somente a Deus a glória).

 

 Tópicos

Cânone, o termo significava originalmente uma haste de medição (régua), a palavra acabou sendo aplicada as Escrituras: a lista de livros que a igreja considerava autorizados ou inspirados por Deus.

Historia das versões gregas do novo testamento que serviram de base para as traduções bíblicas, o trajeto do Textus Receptus, dos Texto Critico (Eclético) e a relevância do Texto Majoritário em uma linha do tempo.

Homens de Deus que com as verdades bíblicas libertaram uma Europa cega e escravizada pela ignorância, e com um grito de vitoria nos foi herdado um legado: "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est"