top of page

Credos da Antiga Igreja

Católica (Universal)

Credo Niceno (325 d.C)

Eu acredito em um Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E em um Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado pelo Pai diante de todos os mundos; Deus de Deus, luz da luz, muito Deus de muito Deus; gerado, não feito, tendo uma substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas.

Que, para nós, homens e para nossa salvação, desceu do céu e encarnou pelo Espírito Santo da virgem Maria e foi feito homem; e foi crucificado também para nós sob Pôncio Pilatos; Ele sofreu e foi enterrado; e no terceiro dia ressuscitou, de acordo com as Escrituras; e subiu ao céu, e senta-se à direita do Pai; e Ele voltará, com glória, para julgar os vivos e os mortos; cujo reino não terá fim.

E eu acredito no Espírito Santo, o Senhor e Doador da Vida; quem procede do pai e do filho; quem com o Pai e o Filho juntos é adorado e glorificado; quem falou pelos profetas.

E eu acredito em uma santa Igreja Católica e Apostólica. Eu reconheço um batismo pela remissão de pecados; e procuro a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.

Credo Atanásio (Século VI)

Quem quer que seja salvo, antes de tudo é necessário que ele mantenha a fé católica. Que fé, exceto cada uma, mantém inteira e imaculada; sem dúvida ele perecerá eternamente. 

E a fé católica é esta:

Que adoramos um Deus na Trindade, e Trindade na Unidade; Nem confundindo as Pessoas; nem dividir a Essência. Pois existe uma pessoa do pai; outro do filho; e outro do Espírito Santo. Mas a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é toda uma; a Glória igual, a Majestade coeterna. Como o Pai é; tal é o filho; e esse é o Espírito Santo. O Pai não criou; o Filho incriado; e o Espírito Santo incriado. O Pai ilimitado; o Filho ilimitado; e o Espírito Santo ilimitado. O Pai eterno; o Filho eterno; e o Espírito Santo eterno. E, no entanto, eles não são três eternos; mas um eterno. Como também não há três incriados; nem três infinitos, mas um incriado; e um infinito. Assim também o Pai é Todo-Poderoso; o Filho Todo-Poderoso; e o Espírito Santo Todo-Poderoso. E, no entanto, eles não são três Todos-Poderosos; mas um Todo-Poderoso. Então o Pai é Deus; o filho é Deus; e o Espírito Santo é Deus. E, no entanto, eles não são três deuses; mas um Deus. Assim também o Pai é o Senhor; o filho Senhor; e o Espírito Santo é o Senhor. E ainda não são três Senhores; mas um Senhor. Pois como somos compelidos pela verdade cristã; reconhecer cada Pessoa por si mesma como Deus e Senhor; Então, somos proibidos pela religião católica; para dizer, existem três deuses ou três senhores. O Pai é feito de ninguém; nem criado, nem gerado. O Filho é somente do Pai; não feito, nem criado; mas gerado. O Espírito Santo é do Pai e do Filho; nem feito, nem criado, nem gerado; mas procedendo. Portanto, há um Pai, não três Pais; um filho, não três filhos; um Espírito Santo, não três espíritos sagrados. E nesta Trindade nada é antes ou depois do outro; nenhum é maior ou menor que outro. Mas as três Pessoas são coeternas e iguais. De modo que em todas as coisas, como mencionado acima; a Unidade na Trindade, e a Trindade na Unidade, devem ser adoradas. Quem, portanto, que será salvo, pense assim na Trindade. 

Além disso, é necessário a salvação eterna; que ele também crê fielmente na Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois a fé correta é que cremos e confessamos; que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem; Deus, da Essência do Pai; gerado diante dos mundos; e Homem, da Essência de sua Mãe, nascida no mundo. Deus perfeito; e homem perfeito, de alma razoável e carne humana subsistindo. Igual ao Pai, como tocando sua Divindade; e inferior ao Pai por tocar sua Humanidade. Quem embora seja Deus e Homem; no entanto, ele não é dois, mas um (1) Cristo; não pela conversão da divindade em carne; mas pela suposição da humanidade por Deus. Um completamente; não pela confusão da essência; mas pela unidade da Pessoa. Pois como a alma e a carne razoáveis ​​são um homem; então Deus e o homem são um Cristo; Quem sofreu por nossa salvação; desceu ao inferno; ressuscitou no terceiro dia dentre os mortos. Ele subiu ao céu, está sentado à direita do Deus Pai Todo-Poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. À cuja vinda todos os homens ressuscitarão com seus corpos; 

 

E darão conta de suas próprias obras. E os que fizeram o bem viverão eternamente; e os que fizeram o mal serão lançados no fogo eterno. Essa é a fé católica; que, a não ser que um homem acredite verdadeiramente e firmemente, ele não pode ser salvo.

Definição de Calcedônia (451 d.C)

Portanto, seguindo os santos apóstolos, todos nós, de comum acordo, ensinamos os homens a reconhecerem o mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, ao mesmo tempo completo em Deus e completo em humanidade, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, consistindo também de uma alma razoável e um corpo; de uma substância com o Pai em relação à sua divindade, e ao mesmo tempo de uma substância conosco em relação à sua humanidade; como nós em todos os aspectos, à parte do pecado; no que diz respeito à sua divindade, gerada pelo Pai antes dos tempos, mas, no entanto, no que diz respeito à sua humanidade, para nós homens e para a nossa salvação, de Maria, a Virgem, portadora de Deus; um e mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, reconhecido em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação; a distinção de naturezas não sendo de forma alguma anulada pela união, mas antes as características de cada natureza sendo preservadas e reunidas para formar uma pessoa e subsistência, não como divididas ou separadas em duas pessoas, mas um e o mesmo Filho e Deus Unigênito a Palavra, Senhor Jesus Cristo; assim como os profetas, desde os primeiros tempos, falaram dele, e nosso próprio Senhor Jesus Cristo nos ensinou, e o credo dos pais nos transmitiu.

Os Anátemas do Segundo Concílio de Constantinopla (553 d.C)

I.

Se alguém não confessa que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma natureza ou essência, um poder ou autoridade, adorados como uma trindade da mesma essência, uma divindade em três hipóstases ou pessoas, seja anátema. Pois há um Deus e Pai, de quem são todas as coisas, e um Senhor Jesus Cristo, por quem são todas as coisas, e um Espírito Santo, em quem são todas as coisas.

II.

Se alguém não confessa que Deus, a Palavra foi gerada duas vezes, a primeira antes de todos os tempos do Pai, não temporal e sem corpo, a outra nos últimos dias quando ele desceu dos céus e encarnou pelos santos, gloriosos, Portadora de Deus, virgem Maria, e nascida dela, seja anátema.

III.

Se alguém diz que Deus, o Verbo que realizou milagres, é um, e Cristo, que sofreu, é outro, ou diz que Deus, o Verbo estava junto com Cristo, que veio da mulher, ou que o Verbo estava nele como uma pessoa está no outro, mas é não um e o mesmo, nosso Senhor Jesus Cristo, a Palavra de Deus, encarnou e se tornou humano, e que as maravilhas e o sofrimento que ele voluntariamente suportou em carne não eram da mesma pessoa, que seja anátema.

IV.

Se alguém disser que a união da Palavra de Deus com o homem era apenas de acordo com a graça ou função ou dignidade ou igualdade de honra ou autoridade ou relação ou efeito ou poder ou de acordo com seu bom prazer, como se Deus, a Palavra estivesse satisfeita com o homem , ou aprovado por ele, como diz o delirante Teodósio; 

ou que a união existe de acordo com a semelhança do nome, pela qual os nestorianos chamam Deus a Palavra Jesus e Cristo, designando o homem separadamente como Cristo e como Filho, falando assim claramente de duas pessoas, mas quando se trata de sua honra, dignidade, e adoração, finja dizer que há uma pessoa, um Filho e um Cristo, por uma única designação; e se ele não reconhece, como os santos Padres ensinaram, que a união de Deus é feita com a carne animada por uma alma razoável e inteligente, e que essa união está de acordo com a síntese ou hipóstase, e que, portanto, existe apenas uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo, um da santa Trindade - que seja anátema. 

 

Como a palavra “união” tem muitos significados, os seguidores da impiedade de Apolinário e Eutíches, assumindo o desaparecimento das naturezas, afirmam uma união por confusão. Por outro lado, os seguidores de Teodoro e de Nestório, regozijando-se na divisão das naturezas, introduzem apenas uma união de relações. Mas a santa Igreja de Deus, rejeitando igualmente a impiedade de ambas as heresias, reconhece a união de Deus, o Verbo, com a carne de acordo com a síntese, isto é, com hipóstase. Pois no mistério de Cristo a união, de acordo com a síntese, preserva as duas naturezas que se combinaram sem confusão e sem separação. e que, portanto, existe apenas uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo, um da santa Trindade - que seja anátema. 

V.

Se alguém entende a expressão - uma hipóstase de nosso Senhor Jesus Cristo - de modo que isso significa a união de muitas hipóstases, e se ele tenta introduzir no mistério de Cristo duas hipóstases, ou duas pessoas, e, depois de ter introduzido duas pessoas , fala de uma pessoa de acordo com dignidade, honra ou culto, como Teodoro e Nestório insanamente escreveram; e se alguém calunia o santo Sínodo de Calcedônia, como se tivesse usado essa expressão nesse sentido ímpio, e não confessa que a Palavra de Deus está unida com a carne hipostaticamente, e que, portanto, existe apenas uma hipóstase ou uma pessoa, e que o santo Sínodo de Calcedônia professou, nesse sentido, a única hipóstase de nosso Senhor Jesus Cristo; seja anátema. Para a Santíssima Trindade, quando Deus a Palavra estava encarnada.

VI.

Se alguém disser que a santa, gloriosa e sempre virgem Maria 

[Nota: A afirmação de que Maria é “sempre virgem” é o folclore católico romano. (Jonathan Barlow)]

é chamado portador de Deus por mau uso da linguagem e não verdadeiramente, ou por analogia, acreditando que apenas um mero homem nasceu dela e que Deus a Palavra não era encarnada dela, mas que a encarnação de Deus a Palavra resultou apenas da fato de que ele se uniu ao homem que nasceu dela; se alguém calunia o Santo Sínodo de Calcedônia como se tivesse afirmado que a Virgem era portadora de Deus, de acordo com o sentido ímpio de Teodoro; ou se alguém a chamar de portadora do homem ou de portadora de Cristo, como se Cristo não fosse Deus, e não confessar que ela é verdadeiramente portadora de Deus, porque Deus, a Palavra que antes de todos os tempos foi gerada pelo Pai, estava nestes últimos dias encarnada por ela. , e se alguém não confessar que, neste sentido piedoso, o santo Sínodo de Calcedônia a confessou ser portadora de Deus: seja anátema.

VII.

Se alguém que usa a expressão “em duas naturezas” não confessa que nosso único Senhor Jesus Cristo é conhecido na divindade e na humanidade, a fim de indicar por essa expressão uma diferença das naturezas das quais a união inefável tomou lugar sem confusão, uma união na qual nem a natureza da Palavra se transformou na da carne, nem a da carne na da Palavra (pois cada uma permaneceu o que era por natureza, mesmo quando a união pela hipóstase havia tomado Lugar, se colocado); mas tomará a expressão em relação ao mistério de Cristo em um sentido, de modo a dividir as partes, seja ele um anátema. Ou se alguém reconhecer o número de naturezas na mesma, nosso único Senhor Jesus Cristo, Deus a Palavra encarnado, não leva em consideração apenas a diferença das naturezas que o compõem.

VIII.

Se alguém confessa que a união ocorreu de duas naturezas ou fala da natureza encarnada de Deus, a Palavra, e não entende essas expressões como os santos Padres ensinaram, isso fora da natureza divina e humana, quando a união por hypostasis tomou lugar, um Cristo foi formado; mas a partir dessas expressões tenta introduzir uma natureza ou essência da divindade e humanidade de Cristo; seja anátema. Pois, ao dizer que a Palavra unigênita foi unida por hypostasis pessoalmente, não queremos dizer que houvesse uma confusão mútua de naturezas, mas entendemos que a Palavra foi unida à carne, permanecendo cada natureza o que era. Portanto, existe um Cristo, Deus e homem, da mesma essência que o Pai tocou em sua Divindade, e da mesma essência que tocamos em sua humanidade.

IX.

Se alguém diz que Cristo deve ser adorado em suas duas naturezas, no sentido de que ele introduz duas adorações, uma peculiar a Deus, a Palavra, e a outra peculiar ao homem; ou se alguém destruindo a carne, ou confundindo a divindade e a humanidade, ou inventando uma natureza ou essência daqueles que estavam unidos e então adora a Cristo, e não adora uma adoração a Deus, o Verbo encarnado com sua própria carne, como a Igreja de Deus recebeu desde o princípio; seja anátema.

X.

Se alguém não confessa que nosso Senhor Jesus Cristo, que foi crucificado na carne, é Deus verdadeiro e o Senhor da glória e um da Santíssima Trindade; seja anátema.

XI.

Se alguém não anatematiza Arius, Eunomius, Macedonius, Apollinaris, Nestorius, Eutyches e Orígenes, juntamente com seus escritos ímpios e sem Deus, e todos os outros hereges já condenados e anatematizados pela Santa Igreja Católica e Apostólica, e pelos quatro Santos acima mencionados. Os sínodos e todos os que mantiveram e mantiveram ou que, em sua impiedade, persistem até o fim com a mesma opinião dos hereges que acabamos de mencionar; seja anátema.

bottom of page